maquetes em minecraft são o diferencial do cidade-laboratório

28 de Julho


Nas edições anteriores do Festival Marista de Robótica, os estudantes que participavam do desafio Cidade-Laboratório precisavam criar maquetes físicas a partir de uma questão-problema relacionado ao tema do evento.


A novidade de 2017 é que as maquetes passam a ser totalmente virtuais, criadas através do software Minecraft Education Edition pelas equipes de estudantes. A pergunta norteadora da modalidade será baseada no tema proposto pela Unesco neste ano: Como incrementar o Turismo sustentável para o desenvolvimento da minha região?


Assim, o desafio tem por objetivo promover a investigação, bem como a proposição de soluções criativas e coerentes entre os estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental, tanto de instituições de ensino públicas quanto privadas.


O Festival Marista de Robótica ocorrerá no Prédio 41 da PUCRS como parte da programação do Open Campus e Mostra Marista de Iniciação Científica. Além da Cidade Laboratório, contaremos com as modalidades: Incubando Ideias, Desafio de Drones e Desafio de Robôs.


Um pouco mais sobre a plataforma Minecraft Education Edition


Mania entre crianças e adolescentes, o Minecraft é um jogo cujo objetivo é utilizar blocos de terra, madeira ou pedra para construir ambientes, objetos e criaturas. O game incentiva sempre novos desafios para o jogador. 


Na versão para usar em sala de aula, a plataforma Minecraft Education Edition passou por modificações com o intuito de torná-la mais didático e permitindo que os professores criem ambientes virtuais criativos de acordo com temas tratados nas disciplinas, nos quais os estudantes podem interagir e aprender.


Totalmente em 3D, o jogo já é utilizado como ferramenta de educação em 40 países.


Compartilhar: